Friday, September 18, 2009

Fundo Avon Viva o Amanhã - Conheça este Projeto

Saiba Mais

Fundo Avon Viva o Amanhã
http://www.vivaoamanha.com.br/saibamais.php#objetivos

SAIBA MAIS SOBRE O FUNDO AVON VIVA O AMANHÃ.


| Objetivos
| Linhas de Cobertura
| Seleção de projetos
| Prioridades de Investimento
| Conheça o Estatuto Sociocultural da Avon


Objetivos

Criado em 2007, o Fundo Avon Viva o Amanhã é a iniciativa que orienta as doações e os patrocínios da Avon, conforme os objetivos:

  1. Investir em ações socioculturais de interesse público e empreendidas com excelência, respeitando e promovendo a diversidade e as liberdades culturais;
  2. Ampliar consciências e estimular projetos para a não-violência doméstica;
  3. Contribuir para a promoção do Desenvolvimento Humano no Brasil;
  4. Contribuir para o surgimento de capacidades econômicas locais de forma solidária e sustentada;
  5. Estimular a participação cívica e o trabalho em redes sociais; e
  6. Estimular a atitude comunitária de Revendedoras Autônomas e Gerentes de Setor.

Linhas de Cobertura

O Fundo Avon Viva o Amanhã reúne verbas provenientes de recursos fiscais e investimentos diretos da Avon, consolidadas em orçamento anual e aplicadas em quatro linhas de cobertura:

Empreendedorismo Cooperativo, com o objetivo de viabilizar iniciativas de economia solidária que visem à geração de renda e desenvolvimento sustentável na comunidade, baseadas em processos participativos democráticos, na não-violência ativa e na eqüidade de oportunidades de trabalho e aprendizado.
Desde 2007, 4 projetos foram selecionados, todos a partir de indicação de Revendedoras Avon.

Não-violência Doméstica, para viabilizar projetos que contribuam para a prevenção e/ou extinção da violência doméstica em suas comunidades.
Causa consagrada pelo Instituto Avon, esta linha estréia na edição 2009 do Fundo.

Educação para o Desenvolvimento Humano, com o propósito de viabilizar projetos que criem oportunidades de educação formal ou não formal, realizadas em conformidade com os quatro pilares (aprender a aprender - aprender a fazer - aprender a conviver - aprender a Ser) delimitados pelo relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.
Foram 4 projetos premiados por meio de indicação de Revendedoras Avon. A partir de 2009, com a colaboração de Gerentes de Setor, funcionárias da Avon, os investimentos desta linha serão direcionados exclusivamente a projetos aprovados pelos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.

Protagonismo Cultural, com o objetivo de viabilizar projetos que criem oportunidades para que pessoas da comunidade exerçam e exibam seus dons artísticos ou pratiquem manifestações culturais que tenham relação com suas origens e histórias.
Até a edição 2008 do Fundo, 15 projetos foram contemplados, incluindo doações a entidades indicadas por revendedoras e patrocínios cedidos por meio do Prêmio Avon Cultura de Vida. A partir de 2009, os projetos serão mapeados e selecionados diretamente pelo Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável da Avon.


Seleção de Projetos

O Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável da Avon, formado por profissionais de diversas áreas da Avon, é o organismo responsável pela seleção de todos os projetos contemplados pelo Fundo Avon Viva o Amanhã.
Nas linhas de cobertura Empreendedorismo Cooperativo e Não-violência Doméstica, o Comitê seleciona projetos a partir de indicações de Revendedoras e Revendedores Avon, via Internet, em chamadas semestrais ou anuais.
Nas linhas de cobertura Protagonismo Cultural e Educação para o Desenvolvimento Humano, o Comitê efetua a seleção a partir de mapeamento anual efetuado por profissionais especializados.

Os projetos são avaliados segundo critérios como: pertinência em relação à proposta definida pela linha de cobertura; relevância da metodologia; adequação da aplicação dos recursos; viabilidade técnica; amplitude dos efeitos na comunidade; e amplitude e qualidade da participação de mulheres, crianças ou jovens.

Conheça os membros do Comitê.
Carolina Pescarmona - Jurídico; Kátia Gianone e Cida Medeiros - Comunicação; Ana Paula Silva - Finanças; Olga Corch Simantob - Instituto Avon; Elza Maio e Meire Blumen - RH; Rita Lopes - Marketing; Simone Silva e Eugenia Marin - Supply Chain.


Prioridades de Investimento

No processo de seleção, dentre os projetos indicados por revendedoras e revendedores ou mapeados por profissionais especializados, em todas as linhas de cobertura, o Comitê de Patrocínio Socialmente Responsável da Avon dará prioridade a iniciativas que:

  • Gerem benefícios diretos para mulheres, crianças ou jovens;
  • Incorporem, na sua execução, metodologias inovadoras capazes de promover o desenvolvimento integrado nas esferas humana, social e econômica, bem como de gerar efeitos transformadores na sociedade, alinhados com os princípios indicados pela Unesco para a formação de uma consciência mundial para a Cultura de Paz; e/ou
  • Gerem oportunidades para participação de Revendedoras(es) Autônomas(os) Avon e Gerentes de Setor em movimentos que gerem benefícios a suas comunidades.
Voltar ao topo

ESTATUTO SOCIOCULTURAL DA AVON

Inspiração

A Avon acredita em valores femininos capazes de respeitar a beleza da vida e de potencializar mulheres e homens como co-criadores de uma existência centrada na liberdade e na harmonia.


Valores femininos

  • Co-inspiração – Cada um de nós é fonte inspiradora para o desenvolvimento de outros seres humanos.
  • Cooperação – O trabalho de cada um constrói o trabalho de todos.
  • Coexistência – Somos capazes de compartilhar um mesmo mundo.

Princípios

Beleza como força de inspiração e harmonia.

Respeito à vida e ao outro, cooperação, confiança e companheirismo como modos naturais de convivência.

Autonomia, auto-respeito e auto-estima como premissas para a liberdade.

Educação como condição para o desenvolvimento humano e social.

Trabalho como oportunidade de auto-realização e de transformação.

Cultura como direito fundamental de todo ser humano em Ser e viver conforme os hábitos, as crenças e os sentidos que escolher, num constante celebrar das diversidades.

Saúde como atitude e cuidado.

Ética como inteligência sustentável.

Meio ambiente, sociedade e empresa como partes de um mesmo organismo.


Compromisso sociocultural

Promover uma atitude sempre feminina, compromissada com a sociedade, em todas as nossas relações;

Compreender-nos como um processo cultural vivo e abrangente capaz de melhorar a vida das pessoas;

Investir em cadeias de desenvolvimento humano, sustentadas nas redes de relacionamento que mantemos com nossos mercados e nas oportunidades econômicas constituídas por nosso negócio;

Estimular os talentos empreendedores de nossa rede de venda direta, no sentido do engajamento com iniciativas culturais e sociais de relevância individual e comunitária;

Patrocinar iniciativas socioculturais - sinergéticas em relação aos compromissos anteriores - capazes de despertar a consciência da sociedade quanto à importância das questões contemporâneas ligadas à paz e à vida

No comments: